O Centro Juvenil de S. José é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Guimarães, dedicada ao acolhimento e inserção social de Crianças e Jovens sem o apoio familiar essencial ou em risco de exclusão social.
Tem capacidade para acolher e ter à sua responsabilidade, no seu Lar de Infância e Juventude (LIJ), cerca de 40 crianças e Jovens dos 6 aos 18 anos.
Esta Instituição de cariz social trabalha com os Jovens a sua integração social, pautando-se pelo desenvolvimento dos mesmos em vários níveis: intelectual, físico e moral.
Há 100 anos os benfeitores desta comunidade protagonizaram um ato magnânimo de solidariedade social ao promoverem a criação de uma nóvel instituição de proteção e formação da infância desvalida. Em plena República por cumprir, com problemas sociais nos quatro cantos do país, onde as crianças eram as principais vítimas, compreende-se, com respeito, a mui nobre ação de um grupo de eméritos vimaranenses que tornaram coletiva e pública a sua vontade de construírem uma instituição com tão nobres e dignos princípios de solidariedade social, de tal forma coesos e bem-intencionados.
Souberam durante um século criar uma qualidade de relacionamento, de partilha com outras instituições vimaranenses públicas e privadas que nunca sonegaram os apoios e os préstimos necessários para construir um projecto de formação de jovens com dignidade e futuro.
Passaram por aqui muitas vidas, muitas histórias que se ajudaram a consertar. Foi dado rumo à vida de milhares de Crianças e Jovens, cerca de 8500. Existe muito carinho de quem cá esteve, por esta Casa. Foi um suporte, o local que lhes deu todos os valores que transportam para a sua vida “lá fora”. Prima-se por educar Homens bons, trabalhadores, com força de vontade e esforço para se tornarem bem-sucedidos.
Quando D. Domingos da Silva Gonçalves, o fundador desta Instituição, começou esta caminhada, queria apenas dar apoio e suporte às crianças mais pobres e desfavorecidas. O regime de internato fazia com que tivessem uma educação plena, com dignidade e sem fome. Hoje, há mais projetos em vista. Nos últimos anos acrescentou-se mais à Casa. Fruto da Doação de um edifício na Freguesia de Jugueiros, foi criada, em 2012, uma resposta social: uma creche que acolhe crianças desde o berçário até aos três anos. Em 2013 os efeitos da tendência para deixar os Jovens com as famílias ao invés da Institucionalização já se fazia sentir. O Centro Juvenil, que já chegara a ter 130 Jovens acolhidos, tinha disponíveis uma série de camas e espaços que deixaram de ser precisos ao Lar de Infância e Juventude. Por isso, surgiu a ideia de criar um Hostel, uma atividade económica que está à disposição dos cidadãos. Neste momento está estabelecido um protocolo com o Vitória Sport Club e os Jovens das camadas Jovens estão hospedados no Hostel Oficinas de São José. Do tempo em que esta Instituição se chamava ‘Oficinas de São José’, nome usado antes do 25 de Abril de 1974, e como ainda hoje somos conhecidos por muitos vimaranenses, ficou a nossa Gráfica, cujos serviços são de venda ao público.
O Centro Juvenil de São José está carregado de Histórias. Nem tudo foi bom, isento de adversidades. No entanto, o que fica na memória não são os maus momentos, mas sim os sorrisos transmitidos, os carinhos, a proximidade que criada com as Crianças e Jovens. Aqui, hoje e sempre, o Centro Juvenil de São José é uma Família.