O Centro Juvenil de S. José é uma das 10 Instituições pré-selecionadas para a 3ª edição do Social Leapfrog Program, que faz parte do Social Equity Initiative, uma parceria entre a Nova School of Business and Economics, o Banco BPI e a Fundación “la Caixa”, que visa promover o setor social de Portugal a longo prazo.
“O programa Social Leapfrog é um programa de reflexão e capacitação customizado para organizações sociais híbridas (organizações simultaneamente com uma missão social e geração de receitas próprias através da venda de produtos e serviços). O programa ambiciona promover um espaço de reflexão e transferência de conhecimento durante um período de três anos [2022-2025] (…) O principal objetivo do programa é ajudar as organizações a “dar um salto” no que diz respeito a impacto (i.e., atingindo mais beneficiários ou mais profundamente os beneficiários atuais) e sustentabilidade financeira (i.e. sendo mais autossustentáveis).”
Este programa passa por duas fases:
1ª) Diagnóstico inicial, durante um semestre, no qual dez organizações são pré-selecionadas.
2ª) Experiência e consolidação, que decorrem durante um total de cinco semestres, e que se aplicam apenas às organizações selecionadas após o diagnóstico.
Ao longo das suas 3 edições, o programa acompanhou e interveio em 26 instituições, sendo um orgulho para o CJSJ ser uma das instituições participantes.
Instituições pré-selecionadas (3ª edição): Prevenir, Academia Ten, CDI portugal, APPDA, ATNP, Associação Mutualista de Gondomar, Cadin, Vitamimos, Centro Juvenil de São José e Comunidade de Vida e Paz.