CENTO E DOIS ANOS DE HISTÓRIA(S)

A celebrar 102 anos, o Centro Juvenil de São José agradece aos benfeitores desta comunidade vimaranense pelo ato magnânimo de solidariedade social que protagonizaram, ao promoverem a criação de uma nóvel instituição de proteção e formação da infância desvalida.
Em plena República por cumprir, com problemas sociais nos quatro cantos do país, onde as crianças eram as principais vítimas, compreende-se, com respeito, a mui nobre ação de um grupo de eméritos vimaranenses que tornaram coletiva e pública a sua vontade de construírem uma instituição com tão nobres e dignos princípios de solidariedade social, de tal forma coesos e bem-intencionados.
Quando D. Domingos da Silva Gonçalves, o fundador desta Instituição, começou esta caminhada, queria apenas dar apoio e suporte às crianças mais pobres e desfavorecidas.
Souberam durante mais de um século criar uma qualidade de relacionamento, de partilha com outras instituições vimaranenses públicas e privadas que nunca sonegaram os apoios e os préstimos necessários para construir um projeto de formação de jovens com dignidade e futuro.
Voltados para a sustentabilidade desta Instituição, detentores de uma arte gráfica [Tipografia] e um alojamento local, queremos dar continuidade ao desenvolvimento das respostas sociais existentes (Lar de Infância e Juventude e Creche) e à criação de novas valências, que prestem um serviço de excelência a toda comunidade vimaranense.
O Centro Juvenil de São José está carregado de Histórias. Nem tudo foi bom, isento de adversidades. No entanto, o que fica na memória não são os maus momentos, mas sim os sorrisos transmitidos, os carinhos, a proximidade que criada com as Crianças e Jovens. Aqui, hoje e sempre, o Centro Juvenil de São José é uma Família.

102